quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Novo Planeta é Encontrado Flutuando Sozinho na Via Láctea


Um jovem planeta exótico foi encontrado flutuando sozinho na Via Láctea, não está orbitando nenhuma estrela e é praticamente um recém-nascido em termos cósmicos, dizem os astrônomos .

O planeta PSO J318.5-22, localizado na constelação de Capricórnio, a apenas 80 anos-luz da Terra, tem uma massa seis vezes maior que a de Júpiter. Astrônomos dizem ter encontrado um planeta solitário fora do Sistema Solar flutuando sozinho no espaço, e não orbitando uma estrela. Formado há 12 milhões de anos, o exoplaneta -- extremamente frio e leve -- é considerado um recém-nascido entre os seus pares

Ele foi identificado por telescópios no Havaí, a partir de sua fraca assinatura de calor, e tem propriedades semelhantes às dos planetas gigantes gasosos encontrados orbitando em torno de estrelas jovens .

"Nós nunca vimos nada parecido flutuando livremente no espaço. Ele tem todas as características de planetas jovens encontrados ao redor de outras estrelas, mas está à deriva lá fora, sozinho", disse Michael Liu, líder do Instituto de Astronomia na Universidade do Havaí. "Eu sempre quis saber se existem tais objetos solitários, e agora sabemos que eles fazem."

"Os planetas encontrados por imagens diretas são incrivelmente difíceis de estudar, uma vez que eles estão bem perto de suas estrelas hospedeiras, que são muito claras", disse o co-autor Niall Deacon, do Instituto Max Planck de Astronomia, na Alemanha. "PSO J318.5 -22 não está orbitando uma estrela por isso vai ser muito mais fácil estudá-lo."

3 comentários:

Dicas e sugestões serão bem vindas. Fique à vontade para comentar