terça-feira, 15 de outubro de 2013

Cientistas Reproduzem o "Sabre de Luz" de "Guerra nas Estrelas"


De acordo com notícias vindas da Universidade de Harvard e MIT, enquanto um grupo de físicos estavam ‘brincando’ com lasers e fótons, descobriram que quando disparavam múltiplos fótons através de um grupo de átomos rubicon, as partículas se agruparam para criar um novo tipo de molécula que se comportava como um sabre de luz, daqueles usados por Luke Skywalker e Darth Vader no filme ‘Guerra nas Estrelas’.

Este efeito é conhecido em termos científicos como a obstrução Rydberg, onde uma única partícula ‘excitada’ prevê a excitação de outras partículas vizinhas a um grau maior do que a si mesma.  Quando este efeito ocorre em um grupo de átomos, é criado um efeito conflitante, o qual cria novas moléculas e as une.

Os cientistas que descobriram este efeito foram os professores de física Mikhail Lukin, da Havard e Vladan Vuletic da MIT.

“Não é uma analogia inapropriada comparar isto com sabres de luz“, disse Lukin em uma liberação de imprensa. “Quando estes fótons interagem entre si, eles estão empurrando e desviando uns dos outros.  A física do que está ocorrendo com estas moléculas é similar ao que vemos nos filmes.”

Os cientistas pretendem utilizar a nova forma de matéria para ajudar a construir computadores quânticos avançados, mas o potencial existe e podemos agora justificadamente adicionar os ‘sabres de luz’ à lista de tecnologias do estilo ‘Guerra nas Estrelas’ que conseguimos duplicar .

Os filmes icônicos têm inspirado uma geração de cientistas a irem com ousadia onde nenhum cientista foi antes. A ficção científica está rapidamente se tornando realidade…

"…A raça humana tem feito saltos tecnológicos tão grandes nas últimas décadas, que é difícil acreditar que não estamos tendo algum auxílio de outros locais na galáxia.  Seja qual for a razão para nossos avanços espetaculares, devemos sempre nos manter humildes para não nos tornamos vítimas de nosso próprio sucesso científico…"

Fonte: ovnihoje.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas e sugestões serão bem vindas. Fique à vontade para comentar