sexta-feira, 25 de outubro de 2013

As Torres Do Silêncio

Boa Noite aos leitores deste humilde blog, hoje nosso parceiro O Mundo Real está completando um ano de existência. Esse blog, que foi um dos primeiros parceiros do "Tá Duvidando?", mostra a verdadeira realidade do mundo em que vivemos, mas sem aquela maquiada básica exercida pela mídia. Recomendo à todos os leitores  que acessem esse maravilhoso blog.

O post de hoje é apenas uma amostra do você vai encontrar no O Mundo Real:
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



As torres do silêncio são construções de forma circular que têm costumes funerários e símbolos para os adeptos do Zoroastrismo
Eles consideram o corpo de um cadáver impuro e para não violar a sacralidade da terra, se recusam a enterrar ou cremar um corpo...


Em vez disso, colocam o cadáver no topo de um edifício nas montanhas, onde os abutres vêm e comem sua carne, logo após, os ossos ficam em contato com cal, para que possam se desintegrar e posteriormente, os restos, possam ser lançados na água onde o curso continue até o mar, não tocando o solo.




Este antigo costume está desaparecendo. No Irã, a pátria original do zoroastrismo, a última torre do silêncio, Yazd, foi fechada por falta de equipamentos para mantê-la humana.


Agora, se um zoroastriano morre sem deixar oficialmente registrado seu desejo de ter seu corpo enviado para que tratem de se livrar do seu cadáver por esse método na Índia, e a família não paga as despesas, haverá um funeral para ele em conformidade com sua fé.



Vista aérea de uma antiga torre na periferia de Yazd, Irã, atualmente em desuso. 
Por motivos de saúde, nos anos setenta do século passado, foi banido do país os ritos funerários de praticantes do Zoroastrismo: 



A única torre do silêncio ainda ativa está localizada em Mumbai, mas mesmo na Índia, as comunidades adeptas ao Zoroastrismo têm encontrado dificuldades em continuar com seu ritual funerário tradicional, que é caro e difícil pelo desaparecimento cada vez mais rápido dos abutres. 

Parece que se aproxima o dia em que a torre do silêncio desaparecerá da face da terra e com ela a religião Zoroastriana.

Torre do silêncio em Mumbai, na Índia. Foto tirada em 1880:




Hoje em dia, a maioria dos zoroastrianos, Parsis (como são conhecidos na Índia) ou membros da Comunidade Zoroastriana do Irã, Paquistão, EUA, UK, Austrália e outros países, são cremados e suas cinzas lançadas no mar.


As fotos abaixo foram tiradas de uma torre do silêncio, localizado na Índia, no final de 1990:











Vídeo com a última torre em Mumbai:

             

Este blog deseja ao "O Mundo Real", um feliz aniversário, muitos anos de vida e blá, blá, blá...


PARABÉNS "O MUNDO REAL"!!!

2 comentários:

  1. jÁ PENSOU NO FEDOR?? KKKK

    ResponderExcluir
  2. QUEM COMERIA CARNE ASSADA BEM DO LADINHO DOS MORTINHOS???

    ResponderExcluir

Dicas e sugestões serão bem vindas. Fique à vontade para comentar