domingo, 28 de julho de 2013

Sonho Lúcido - Aprenda a controlar os seus sonhos!



Imagine se você pudesse controlar seus sonhos, criando possibilidades infinitas apenas com um pensamento. Embora possa acontecer espontaneamente, é um fenômeno raro e, nos últimos anos, vem ganhando atenção de pesquisadores e leigos que buscam entendê-lo (e, em alguns casos, induzi-lo conscientemente).

“Sonhos nos dão um mundo em nossa mente para onde escapamos da realidade e aparentemente temos pouco controle sobre o que acontece”, explicam os autores do canal AsapSCIENCE, que publicaram um vídeo a respeito dos sonhos lúcidos, aqueles em que a pessoa tem consciência de que está sonhando e, com isso, consegue “tomar as rédeas”.

Eles apontam algumas dicas para quem deseja provocar o fenômeno. A primeira é manter um diário de sonhos, que ajuda você a se lembrar do que sonhou (além do registro propriamente dito, você treina a memória). Todo dia, depois de acordar, escreva o que lembra de ter sonhado – é bom fazer isso logo que acordar, pois mesmo os sonhos recentes são normalmente esquecidos em questão de minutos.

                                

Outra dica é praticar a técnica dos Sonhos Lúcidos Induzidos. Quando estiver com sono, faça um esforço para se lembrar de seu último sonho e se imagine lúcido nele, o que ajuda a reforçar sua capacidade de perceber que está sonhando. Mentalmente, repita a frase “eu vou ter um sonho lúcido hoje”. Levantar no meio da noite e passar meia hora acordado aumenta as chances de sucesso.

Depois de ficar craque na técnica, você pode passar para uma mais avançada: a dos Sonhos Lúcidos Induzidos Despertos, em que você mantém a consciência mesmo dormindo, sem a aparente “interrupção” que ocorre quando você começa a dormir. Há um risco de paralisia do sono, um fenômeno completamente normal que evita que seu corpo se movimente enquanto sonha (posteriormente falaremos mais sobre esse fenômeno). Nesse momento, você pode acabar sofrendo alucinações e se sentir aterrorizado antes de “acordar” – considere esses riscos antes de experimentar a técnica.


Neurologia dos sonhos lúcidos

Em artigo publicado em julho de 2012 no periódico Sleep, pesquisadores do Instituto Max Planck (Alemanha) explicaram quais regiões do cérebro ficam especialmente ativas durante os sonhos lúcidos. Por meio de ressonância magnética, eles compararam as atividades cerebrais durante os dois tipos de sonho.

“Em um sonho normal, nós temos uma consciência muito rasa, experimentamos percepções e emoções, mas não estamos conscientes de estar apenas sonhando. É apenas em um sonho lúcido que a pessoa tem noção de seu estado”, explica o pesquisador Martin Dresler.

                              

Apesar das diferenças, a atividade cerebral tanto em sonhos lúcidos quanto em sonhos normais é muito parecida. Contudo, três áreas ficam especialmente ativas durante os sonhos lúcidos: o córtex pré-frontal dorsolateral (normalmente associado com a tomada de decisões); o córtex fronto-polar (responsável por processar nossos pensamentos e sentimentos); e o precuneus (ligado à autopercepção).

Estudos como esse podem ajudar a compreender melhor não apenas o fenômeno dos sonhos lúcidos, mas a própria ideia de consciência e a transição entre o sono e o estado de vigília. 


Outros Métodos

Estou Sonhando?
Questione para si: "Estou sonhando ou não?", de cinco até dez vezes ao dia. Simultaneamente, procure visualizar-se num sonho, imagine intensamente que está no seu sonho e que percebe que tudo a sua volta, inclusive você mesmo, é um sonho seu. Enquanto se questiona "Estou sonhando ou não?", concentre-se não só no agora, mas procure visualizar acontecimentos passados.

Ensaio
Diga a si mesmo para acordar cedo de manhã. Se e quando fizer isso, faça voltar à sua mente qualquer sonho de que se lembre. Saia da cama e durante 15 minutos faça algo que exija toda a sua atenção desperta, como ler um livro. Volte para a cama e diga a si mesmo, antes de adormecer: "Da próxima vez em que sonhar, quero lembrar que estou sonhando". Ao fazer isso, visualize seu corpo deitado na cama, dormindo, e ao mesmo tempo se veja no sonho que acabou de ensaiar, reconhecendo que é um sonho.

6 Horas
Vá para a cama normalmente e programe seu despertador para tocar após 6 horas de sono. Após seis horas de sono, levante-se da cama. Encontre algo para se ocupar, mantendo-se mentalmente ativo e alerta. Experimente ler algo sobre sonho lúcido. Permaneça alerta no mínimo por 20 minutos e no máximo por 60 minutos. Você deve sair da cama. Vá para a cama e relaxe. Caso sua mente fique muito alerta, experimente meditar, ou fique se imaginando, serenamente, como poderia ser seu próximo sonho lúcido, até cair no sono novamente.

Piano
Imagine por um segundo que você está tocando um piano usando seu dedo indicador e o dedo do meio, da mesma mão. Seus dedos estão lado a lado, em duas teclas. Agora pressione seu dedo direito para baixo, deixando seu dedo esquerdo erguido. A seguir, pressione seu dedo esquerdo para baixo e deixe seu dedo direito para trás. Repita esse movimento para cima e para baixo.

Imagine que você está tocando o piano novamente(usando o mesmo movimento), mas desta vez, pressione as teclas levemente de tal modo que elas não desçam. Tente isto nas teclas do seu computador - você deve basicamente sentir seus músculos se contraindo, mas seus dedos mal e mal se movem.

Tudo que você tem que fazer é usar o movimento do dedo quando estiver desperto. Concentre-se no movimento.  Direcionando sua concentração, você cairá no sono em segundos. Não conte o número dos seus movimentos ou fale consigo mentalmente. Também, não tente se forçar a cair no sono, isso apenas o fará despertar.

Passados 10 a 20 segundos, faça o teste de realidade de trancar a respiração (fechando o nariz com a mão). Simplesmente tape o nariz e tente respirar, se você conseguir, está sonhando.



Vídeo

Existe um vídeo que supostamente induz que o assiste a ter sonhos lúcidos. 

A primeira parte é um vídeo é explicativo e está legendado em português, a segunda parte é o vídeo que supostamente vai te ajudar a controlar os seus sonhos.

Parte 1:


Parte 2:


Você também pode baixar um arquivo que contém os dois vídeos em alta resolução e está na minha conta do 4shared, ele abre no navegador Google Chrome, basta descompactar abrir a pasta e clicar em START. Aproveite para baixar os livros que também já estão por lá!

Clique no seguinte link para baixar  http://www.4shared.com/rar/SZBY1ID1/Lucid_Dreaming_Subliminal_Vide.html

Agora vá dormir e tenha BONS SONHOS! Depois volte aqui e comente.

Fontes:  http://hypescience.com e http://www.sonhoslucidos.com

Um comentário:

Dicas e sugestões serão bem vindas. Fique à vontade para comentar