quarta-feira, 3 de julho de 2013

Kryptos e seu misterioso significado



Kryptos é uma escultura produzida por Jim Sanborn em 1988 em um pátio da CIA, nos EUA. A ideia da central de inteligência norte-americana era ter uma obra de arte que não pudesse ser vista pelo público, somente pelo seus funcionários, mas posteriormente acabou ganhando fama mundial e atrai até hoje muitos curiosos e especialistas em decifrar códigos.

A escultura retrata um pergaminho em forma de “S”. Possui 4 metros de altura e é feita em cobre. Suas centenas de caracteres criptografados formam 4 mensagens. Três delas os especialistas da própria CIA conseguiram descobrir, mas a quarta é necessária para se entender o significado da escultura, que permanece um mistério.

Vários outros criptoanalistas tentaram solucionar o quebra-cabeça, sem êxito. Escritas em inglês, as mensagens possuem vários erros gramaticais feitos de forma aparentemente intencional. Outra curiosidade é que existem pedaços de rocha parcialmente enterrados na proximidade do monumento que apresentam símbolos em código Morse.

“Kryptos é arte, mas também é um enigma.” É o que diz o escritor de ficção Dan Brown, em seu romance "O Símbolo Perdido".

Como não poderia deixar de ser, os três códigos revelados foram descobertos pela própria CIA com a ajuda da tabela Vigenère. Esta tabela é um método de encriptação que usa diferentes séries da cifra de César (um tipo de cifra de substituição na qual cada letra do texto é substituída por outra, que se apresenta no alfabeto abaixo dela um número fixo de vezes) baseadas nas letra de uma palavra-chave (segundo informação da Wikipédia).

                                cia, cifra, criptografia, sanborn

Recentemente, Sanborn ofereceu uma pista para que a quarta mensagem fosse decifrada. Ele ofereceu o significado de uma série de seis caracteres – NYPVTT – que uma vez decifrados se leem como Berlin. Mas ainda existem mais 91 caracteres a serem entendidos e sua respectiva ordem para formar algo coerente. Das quatro mensagens, a indecifrada é a menor, porém a mais complexa.

O autor da escultura hoje possui 67 anos, e caso morra antes que alguém decifre a mensagem, há uma pessoa designada por ele que possui a resposta. Ele já disse que jamais irá declarar a resposta para mais alguém.

Os padrões da quarta mensagem são diferentes das demais, o que dificulta o trabalho dos especialistas.


Mensagem 1

BETWEEN SUBTLE SHADING AND THE ABSENCE OF LIGHT LIES THE NUANCE OF IQLUSION

(Entre a sombra sutil e a ausência da luz está a nuance da ilusão)


Mensagem 2

Esta mensagem inclui a latitude e longitude da CIA e diz:

IT WAS TOTALLY INVISIBLE HOWS THAT POSSIBLE ? THEY USED THE EARTHS MAGNETIC FIELD X THE INFORMATION WAS GATHERED AND TRANSMITTED UNDERGRUUND TO AN UNKNOWN LOCATION X DOES LANGLEY KNOW ABOUT THIS ? THEY SHOULD ITS BURIED OUT THERE SOMEWHERE X WHO KNOWS THE EXACT LOCATION ? ONLY WW THIS WAS HIS LAST MESSAGE X THIRTY EIGHT DEGREES FIFTY SEVEN MINUTES SIX POINT FIVE SECONDS NORTH SEVENTY SEVEN DEGREES EIGHT MINUTES FORTY FOUR SECONDS WEST X LAYER TWO

(Será que Langley sabe disso? Eles deveriam: está enterrado em algum lugar. X Quem sabe a localização exata? Só WW)

WW é uma referência à William Webster, chefe da CIA.


Mensagem 3

Esta mensagem é uma paráfrase do renomado egiptólogo Howard Carter enquanto abria o túmulo do rei Tut.

SLOWLY DESPARATLY SLOWLY THE REMAINS OF PASSAGE DEBRIS THAT ENCUMBERED THE LOWER PART OF THE DOORWAY WAS REMOVED WITH TREMBLING HANDS I MADE A TINY BREACH IN THE UPPER LEFT HAND CORNER AND THEN WIDENING THE HOLE A LITTLE I INSERTED THE CANDLE AND PEERED IN THE HOT AIR ESCAPING FROM THE CHAMBER CAUSED THE FLAME TO FLICKER BUT PRESENTLY DETAILS OF THE ROOM WITHIN EMERGED FROM THE MIST X CAN YOU SEE ANYTHING Q (?)

(Lentamente, os restos de detritos da passagem que atravancavam a parte inferior da porta foram removidos. Com as mãos trêmulas eu fiz um pequeno buraco no canto superior esquerdo. E então, alargando a buraco um pouco, inseri a vela e olhei para dentro. O ar quente que escapava da câmara fez a chama tremer, mas logo os detalhes da sala se revelaram. x Você consegue ver alguma coisa? q.)


Mensagem 4 (ainda não decifrada)

NYPVTT = Berlin

NGHIJLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJL
OHIJLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJL
PIJLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLM
QJLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMN
RLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQ
SMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQU
TNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUV
UQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVW
VUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWX
WVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWXZ
XWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWXZK
YXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWXZKR
ZZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWXZKRY
ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZABCD

Não sei se existe algum prêmio para quem conseguir decifrar a quarta mensagem, mas se você conseguir, não deixe de nos avisar. Comente!

Fontes: http://misteriosdomundo.comhttp://obviousmag.orghttp://exame.abril.com.br

2 comentários:

  1. MKL faz algum sentido?

    ResponderExcluir
  2. Did you know that you can create short urls with Shortest and make $$$$$$ for every visit to your short urls.

    ResponderExcluir

Dicas e sugestões serão bem vindas. Fique à vontade para comentar