quinta-feira, 20 de junho de 2013

Super Lua Cheia estará visível em 23 de Junho

 

Batizada popularmente como Superlua Cheia, o fenômeno faz a Lua parecer maior e mais brilhante como de costume o espetáculo só acontece uma vez por ano, mas de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), um fenômeno com essa mesma magnitude só acontecerá daqui a 18 anos, portanto vale a pena dar uma olhada no céu. 

A Lua dá uma volta aparente na Terra a cada 29.5 dias e se tudo fosse perfeito, a superlua nunca existiria. Acontece que a orbita da Lua ao redor do nosso planeta não é um círculo perfeito, mas uma elipse, o que faz com que o astro se distancie ou se aproxime da Terra de modo irregular ao longo do ano. Essa irregularidade tem dois pontos máximos, chamados perigeu e apogeu lunar. Durante o apogeu, a distância média da Terra à Lua é de 405.696 km, enquanto no perigeu essa distância cai para 363.104 km. Anomalias gravitacionais fazem com essas distâncias médias variem um pouco, produzindo perigeus e apogeus diferentes ao longo do ano, alguns deles bastante perceptíveis visualmente. É exatamente isso o que vai acontecer no final de semana. 

Exatamente às 08h11 de domingo, dia 23 de junho, a Lua estará no ponto de maior proximidade com nosso planeta durante todo o ano e a distância entre os dois objetos será de apenas 356.989 km. Esse instante é chamado de perigeu lunar. 

Nas horas que antecedem e sucedem a superlua é possível observar com bastante clareza um aumento no diâmetro do disco lunar, acompanhado de um brilho também maior. Na superlua de 2011, a distância Terra-Lua chegou a 356.577 km, o que proporcionou um aumento de 14% no diâmetro do astro, que aparentou um brilho 30% mais intenso. 

Desta vez a Lua estará 400 km mais distante, mas o efeito visual não será muito diferente. As superluas também têm efeitos físicos aqui na Terra, uma vez que a maior aproximação produz marés mais fortes que as habituais, mas nada que fuja dos padrões habituais já conhecidos. 

Apesar da superlua de 2013 ocorrer às 08h11 da manhã de domingo, ela não poderá ser vista neste momento já que não estará no céu. Em boa parte do Brasil o astro nasce próximo às 17h00 de sábado e se põe instantes antes do perigeu às 06h00 da manhã de domingo, permanecendo no céu durante toda a madrugada de sábado, e já poderá ser vista em um tamanho bem maior que o normal. No domingo o astro nasce próximo das 18h00 e ainda será possível vê-lo maior e mais brilhante que o de costume.

Fonte: https://www.facebook.com/groups/650830054930545/655552147791669/?notif_t=group_activity

Um comentário:

  1. fica muito bonita. Pena que aqui no norte do parana esta aquela chuva ..... E sem previsão de melhoras

    ResponderExcluir

Dicas e sugestões serão bem vindas. Fique à vontade para comentar