sábado, 22 de junho de 2013

A lâmpada que está acesa há 112 anos



Você já imaginou uma lâmpada pudesse durar mais do que apenas alguns meses ou anos? Há 112 anos uma lâmpada incandescente começou a funcionar, e curiosamente, está acesa até hoje. Segundo o Livro dos Recordes Guinness, essa é a lâmpada que está acesa há mais tempo, ainda com luz forte.

Conhecida como “Centennial Light Bulb”, ou lâmpada centenária, ela está localizada em uma central de bombeiros na Califórnia e foi instalada em 1901. Desde então, a lâmpada de 60 watts funciona 24 horas por dia, operando com cerca de 4 watts. A data exata do início de seu funcionamento não é conhecida, mas o aniversário do curioso objeto acontece no dia 18 de junho.

A lâmpada teve apenas uma rápida pausa em sua operação ao longo de todos esses anos. Ela foi apagada em 1976, por alguns cortes de energia, quando a estação de bombeiros mudou sua localização, em 1976.
Muitos cientistas ainda estão intrigados por não terem encontrado uma explicação sobre como a lâmpada continua brilhando por tanto tempo. O que se sabe é que invenção de Adolphe Chaillet é uma lâmpada incandescente aperfeiçoada, com propriedades físicas singulares.

A lâmpada mais duradoura do mundo se difere das contemporâneas de duas maneiras. Seu filamento é cerca de oito vezes mais espesso do que o de uma lâmpada comum. Além disso, o filamento é feito de carbono, um melhor condutor de eletricidade do que os presentes nas lâmpadas normais.

A centenária lâmpada tem um site e uma webcam filmando-a 24 horas por dia, e é atualizada a cada 30 segundos, que você pode conferir clicando AQUI.

Fonte: http://hypescience.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas e sugestões serão bem vindas. Fique à vontade para comentar