quarta-feira, 1 de maio de 2013

Queda de avião americano no Afeganistão deixa 7 civis mortos



Pelo menos sete pessoas morreram depois que um avião civil de transporte dos Estados Unidos caiu após ter decolado da base aérea de Bagram, próximo a Cabul, no Afeganistão, informou nesta terça-feira à agência EFE uma fonte da Otan no país asiático.

A queda ocorreu ontem, pouco após o avião deixar o aeroporto de Bagram, a principal base área dos EUA no país asiático. "Infelizmente, os sete tripulantes morreram quando o avião se chocou", afirmou um porta-voz da Isaf, Luca Carniel. 

A Otan disse que ainda está "investigando o ocorrido" e que por enquanto não se sabe as causas do "acidente". "Quando a aeronave caiu não havia atividade insurgente na zona", assegurou Carniel. Como é habitual, o porta-voz da Isaf deixou em mãos das autoridades correspondentes o anúncio da nacionalidade das vítimas.

Um porta-voz do talibã, Abdulqahar Balkhi, disse ontem por meio do Twitter que "os mujahedins" tinham "derrubado a tiros um avião de transporte dos Estados Unidos e da Otan".


Acidente?

Segundo o Aviation Herald, a causa mais provável para a queda do avião foi uma carga que teria se soltado logo após a decolagem. Com o movimento do carregamento no interior da aeronave, o avião teria perdido o centro de equilíbrio e entrado em estol (estado no qual a aeronave perde totalmente a sustentação).

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB, na sigla em inglês) emitiu uma nota oficial afirmando que irá auxiliar o Ministério de Transportes e Aviação Comercial do Afeganistão nas investigações para determinar as causas exatas do acidente em Bagram.

Veja o vídeo:


Obs: Repare que a data está errada, mas todas as pesquisas que fiz apontaram para o mesmo vídeo.

E você acredita que foi um acidente, ou teria sido obra de terroristas? Comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas e sugestões serão bem vindas. Fique à vontade para comentar