sexta-feira, 17 de maio de 2013

Meteorito cai na Lua e provoca grande explosão



A lua tem uma nova cratera em sua superfície, graças à uma rocha espacial que caiu no satélite em março, criando a maior explosão no satélite natural desde que os os cientistas passaram a monitora-lo.

O meteorito caiu dia 17 de março, batendo na superfície lunar em uma velocidade de 90 mil km/h, e criando uma cratera de 20 metros de largura. O evento provocou um flash de luz tão brilhante que teria sido visto para qualquer pessoa que olhasse para a lua no momento da explosão a olho nu.

“Em 17 de março de 2013, um objeto do tamanho de uma pedra atingiu a superfície lunar no Mare Imbrium,” disse Bill Cooke, da NASA, em um comunicado. “Ele explodiu em um flash quase 10 vezes tão brilhante como qualquer coisa que já vimos antes no satélite.”

Astrônomos da NASA têm monitorado a lua em busca de impactos de meteoritos nos últimos oito anos, e nada tão poderoso havia sido visto antes.

Os cientistas não viram o impacto acontecer em tempo real. Foi só quando Ron Suggs, analista do Marshall Space Flight Center, da NASA,em Huntsville, Alabama, analisou um vídeo gravado por um dos telescópios de 14 polegadas do programa de monitoramento lunar.

Os cientistas deduziram que a rocha tinha entre 30 e 40 centímetros de largura, e uma massa de 40 kg. A explosão foi tão poderosa quanto 5 toneladas de TNT, segundo os cientistas da NASA.

Quando os pesquisadores analisaram seus registros a partir de março, eles descobriram que o meteoro lunar pode não ter sido um evento isolado.

“Na noite de 17 de Março, câmeras registraram um número incomum de meteoros caindo em nosso planeta”, disse Cooke. “Essas bolas de fogo estavam viajando juntas em órbitas quase idênticas entre a Terra e o cinturão de asteróides”.

Embora a atmosfera da Terra proteja a superfície do nosso planeta destes meteoros, a lua não tem essa sorte. A falta de uma atmosfera permite que todas as rochas espaciais caiam na superfície sem serem desintegradas. O programa de monitoramento da NASA detectou mais de 300 quedas de meteoros na superfície lunar desde 2005, nenhuma tão forte como essa.

Fonte: Verdade Mundial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas e sugestões serão bem vindas. Fique à vontade para comentar