sexta-feira, 5 de abril de 2013

A História Do Twitter

A divulgação do Blog é feita exclusivamente pelo Twitter, então posso supor que grande parte dos leitores são usuários do microblog. Por isso achei que seria do interesse de vocês saber um pouco mais sobre ele. Espero que gostem.




O Começo

Dois anos antes da fundação do Twitter, Evan Williams havia sido responsável pela criação do Blogger e, juntamente com Biz Stone, trabalhavam na gigante Google. Saíram de lá para formar a Odeo, uma empresa de podcasting que não trouxe resultados em sua área de atuação.

O Twitter foi fundado em março de2006 por Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone como um projeto paralelo da Odeo. A ideia surgiu de Dorsey durante uma reunião de discussão de ideias (brainstorming) em que ele falava sobre um serviço de troca de status, como um SMS.

Chamado simplesmente de Status, o pré-Twitter tinha como conceito exatamente o envio de mensagens curtas através do celular, em que você receberia um twich (vibração, em tradução livre) no seu bolso quando um update era enviado.

Entretanto, a palavra não agradou, pois não mostrava exatamente o que era o serviço. Ao buscar nomes parecidos no dicionário, Dorsey e os outros encontraram a palavra twitter, que em inglês tem dois significados: “uma pequena explosão de informações inconsequentes” e “pios de pássaros”. Ambos combinavam perfeitamente com o conceito.


O primeiro protótipo do Twitter era usado internamente na Odeo, sendo lançado em escala pública e completa (também para computadores) em julho do mesmo ano. Em agosto, os três fundadores e outros membros da Odeo fundaram a Obvious Corporation, que incluía o domínio Twitter.com. O microblog tornou-se uma companhia separada em abril de 2007.


Evolução

A explosão do Twitter aconteceu no mesmo ano em no South by Southewest (SXSW), um festival de música e filmes para novos talentos, que trouxe a tecnologia como foco através de conferências interativas. O festival atraiu muitos criadores e empresários do ramo tecnológico para mostrar suas ideias.


Neste ano especificamente, foram colocadas duas telas de 60 polegadas no principal local de encontro do evento, mostrando exclusivamente mensagens trocadas via Twitter. A ideia era que os usuários ficassem ligados no que acontecia durante o evento em tempo real, através da troca de mensagens curtas.

A propaganda e o sucesso durante o festival foi tão grande que o envio de mensagens diárias, que era em média 20 mil, chegou a 60 mil durante os dias de festa. Assim, os criadores do Twitter e a ferramenta receberam o prêmio Web Award, concedido pelos organizadores do SXSW, ao qual agradeceram em 140 caracteres.


Por que apenas 140 caracteres?


Muita gente se pergunta o porquê do limite de 140 caracteres na hora de mandar mensagens pelo Twitter. Não, não é perseguição dos criadores!

A limitação de caracteres se dá exatamente pelo conceito inicial da ferramenta: mensagens SMS. Além disso, enviar mensagens curtas é o principal foco do serviço e principal difusor de sites encurtadores de URL, como o Bit.ly, Migre.me e outros.


Trending Topics

Uma das principais ferramentas do Twitter não foi lançada logo no começo. Os Trending Topics, conhecidos popularmente como Trends ou TTs traz os assuntos mais discutidos no mundo do Twitter naquele momento.

A inserção de uma busca em tempo real de assuntos indexados no sistema se deu em abril de 2009, quando ao observar as marcações feitas pelos próprios usuários, a turma do site resolveu incorporar o que antes era um aplicativo em mais uma ferramenta própria através da compra da empresa responsável pelo mecanismo.


RT

Antigamente, os usuários realizavam o famoso RT de forma manual, acrescentando um RT ao lado do "@" de quem escreveu. Posteriormente foi adicionada a opção "Retweetar", que faz o envio automático da mensagem para todos seguidores da pessoa que "retweetou".


Estimativa de usuários

Uma pesquisa realizada pela Semiocast, empresa que estuda redes sociais, em meados de 2012 apontou que o Twiiter ultrapassou os 500 MILHÕES de usuários em todo o mundo, mas apenas 170 milhões são consideradas contas ativas, ou seja, apenas 27% do total usam regularmente o Twitter.

No Brasil a pesquisa revelou que somente um quarto dos perfis estão ativos.

A líder em contas ativas é a Holanda, 33%, em seguida o Japão com 30% e depois a Espanha, registrando 29%


Curiosidades

- Doze brasileiros concorreram ao prêmio de personalidades do Twitter, o Shorty Awards, uma espécie de Oscar da rede social, em 2011.

- Apesar de ainda não ser o primeiro em número de usuários, o Twitter brasileiro por diversas vezes consegue ficar entre os primeiros TT’s mundiais.

- De olho na quantidade de consumidores na rede social, muitas empresas já possuem perfil no microblog e com isso conseguem monitorar os elogios e críticas à sua marca (conseguindo monitorar e amenizar possíveis danos à imagem da empresa), publicam promoções, serviços e produtos, buscam novos funcionários, entre outros.

- Em abril de 2009, Ashton Kutcher lançou e venceu uma campanha para se tornar o primeiro usuário do twitter a ser seguido por 1 milhão de pessoas. Na época, o ator era o terceiro usuário com mais seguidores no twitter, atrás da cantora Briney Spears e da rede de TV CNN.

- Atualmente, o usuário com mais seguidores é o @KAKA, com quase 15 milhões.

- A pessoa com mais seguidores no mundo é o @justinbieber, com mais de 37 milhões, seguido por @ladygaga, com mais de 35 milhões.

- As primeiras contas criadas foram, @Ev, @Biz e @Jack, claro, os criadores do microblog.


O Valor do Twitter

Muito tem se especulado a respeito do real valor do Twitter: vários relatórios já disseram que a companhia valia mais de US$ 11 bi, outros menos de US$ 9 bi, mas de acordo com a CNET, o real valor está bem no meio disso, especulado em pouco menos de US$ 10 bi.

Segundo informações da revista Fortune, um bloco inicial de ações de empregados, atualmente à venda, avalia o Twitter em US$ 9.9 bilhões.

A Fortune não conseguiu confirmar o número de ações do novo bloco – que surgiu logo após uma oferta feita pelos gerentes de investimento da BlackRock, a maior empresa de gestão de ativos do mundo, para comprar uma participação de US$ 80 milhões de dólares no Twitter;



Não esqueça de deixar seu twitter no seu comentário para participar do sorteio de uma conta com 1000 seguidores. Saiba mais clicando AQUI.

3 comentários:

  1. Quero participar do sorteio! @AgoraMeSegue

    ResponderExcluir
  2. Interessante. Qual fonte vcs usaram para contar a história do Twitter? Obrigada.
    @veramartins

    ResponderExcluir
  3. Did you know that you can create short links with Shortest and earn $$$ for every visit to your shortened urls.

    ResponderExcluir

Dicas e sugestões serão bem vindas. Fique à vontade para comentar