sexta-feira, 8 de março de 2013

Cometa PanStarrs pode ser visto a olho nu no Brasil

 O ano de 2013 promete ser muito bom para os amantes de astronomia, sobretudo quando se fala em cometas. 

Este anos serão dois, sendo que um já pode ser visto a qui no Brasil e ficará visível até o dia 15 de março, o cometa PanStarrs pode ser visto por volta das 18h, aparecendo como um ponto brilhante à direita do Sol. 

   

O PanStarrs foi descoberto em 2011, e essa será a última vez que será visível da Terra. Assim como os planetas, os cometas orbitam o Sol, mas com uma órbita muito mais achatada (elíptica). No caso do PanStarrs, sua órbita é tão elíptica que pode ser considerada uma hipérbole. Portanto, à menos que sua órbita seja alterada, o PanStarrs não poderá ser visto por um longo tempo em nosso planeta.

O dia 12/03 será o melhor dia observar o cometa a olho nu, cerca de 30 minutos após o pôr-do-sol.


Tão brilhante quanto a Lua

Em novembro desse ano, outro cometa poderá ser visto a olho nu, e certamente dará um espetáculo muito maior do que o PanStarrs, o C/2012 S1 encontrado pelos astrônomos russos Vitali Nevski e Artyom Novichonok será talvez um dos mais brilhantes cometas já observados, o objeto irá passar a somente 1,1 milhão de quilômetros do Sol.

E durante essa aproximação do cometa do Sol, o objeto ficará visível por meses em todo o Hemisfério Norte e poderá brilhar tanto quanto a Lua.

Realmente não temos sorte com eventos astronômicos, pois somente parte de sua cauda poderá ser vista em apenas algumas regiões do Hemisfério Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas e sugestões serão bem vindas. Fique à vontade para comentar